quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Visita de estudo a Rio Maior

Em relação à visita de estudo a Rio Maior tenho muito pouco a dizer, acho que até podia ter sido algo interessante de ver mas devido ao mau tempo, o acto da Animação/Turismo não foi conseguido na sua plenitude.
O objectivo era perceber até que ponto a Animação/Turismo estão a par um com o outro, e que estávamos a abordar no Módulo de Animação.
Contudo gostei do almoço e daquele pequeno tempo de interacção com as outras turmas, e também algo que me marcou e que adorei foi aquele vídeo que vimos na aula de Yoga, acho que tinha vários frases do nosso dia-a-dia e que me marcaram pela positiva.

Role play

O que achei desta aula em questão foi de alguma insatisfação pois por vezes houve um pouco de desorganização, por parte dos alunos, isto é, não estávamos devidamente organizados, e acho que a professora e sei estar aqui a desfazer, teve um papel um pouco passivo de mais, o que criou o "barulho" total na sala. Mas nem tudo é mau, pois em alguma partes foi conseguido o objectivo que consistia em fazer de os alunos alguém "diferente" do dito normal. Eu por acaso assumi o papel de homossexual, em que tinha um namorado, e à qual tinha de o apresentar à minha família, que era a favor do meu namoro, apenas queria que eu fosse no papel da homossexualidade o suposto "Homem". Também houve várias outas encenações, e da mesma forma, o barulho e a histeria continuava, mas acho que de uma forma geral foi conseguido o porquê da diferença.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Caracteristicas de um Autista

Nem todos os autistas apresentam as várias características a seguir apresentadas. No entanto, as que se seguem são consideradas características típicas do autismo:

  • dificuldades quanto ao relacionamento com pessoas, objectos ou eventosd incapacidade de
  • estabelecer interacções sociais com outras crianças
  • incapacidade de ter consciência dos outros
  • contacto visual difícil sendo normalmente evitado
  • incapacidade para receber afectividade
  • intolerância a contactos físicos
  • dependência de rotinas e resistência à mudança
  • comportamentos compulsivos e ritualísticos
  • comportamentos que produzem danos físicos próprios, como bater persistentemente com a cabeça
  • acessos de cólera, muitas vezes sem razão aparente
  • competências comunicativas verbais e não-verbais severamente afectadas
  • incapacidade para comunicar com gestos ou palavras
    vocalizações não relacionadas com a fala
  • repetição de palavras proferidas por outros (ecolalia)
  • hiper ou hipossensibilidade a vários estímulos sensoriais

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/autismo/caracteristicas.htm

O filme "I am Sam"


Após o visionamento do filme a conclusão que tiro é que era tudo o que eu precisava era ter a vontade que ele tem de vencer e triunfar na vida. Sei também que ele tinha problemas, o que não é o meu caso, mas mesmo assim o "Sam" com todos os problemas que tinha lutou lutou, e conseguiu o seu objectivo que era ficar com a custódia da sua filha!
Penso que é uma lição de vida para todos nós, e admiro o realizador do filme pois conseguiu por em evidência uma doença abordada, mas nem sempre o quanto baste, e o que só fez dar relevância à doença e que nem sempre as pessoas deficientes são diferentes de nos ditos "normais".O "Sam" era apenas o autista mas com sentimentos por vezes mais fortes e concretos que nós "normais", e sem dúvida com uma força de vida que admiro, e à qual gostava de ter, pois acredito que ai era uma pessoa melhor e triunfava muito mais. Mas como tudo na vida nem sempre se tem tudo, mas acredito e relacionando o filme com o meu ser, não tenho a força dele, mas acredito que também tenha coisas boas para dar, nao da mesma que o "Sam", mas quem sabe de uma forma bem interessante.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Encontro de Idosos e Reformados

Após um dia muito calor e esforço devido ao meu cansanso, foi recompensado com o sorriso dos idosos. Por vezes um sorriso vale muito, e aquelas pessoas nisso são as melhores.
Também posso afirmar que não foi dos dias em que trabalhamos mais no acto da animação, muito devido à disponibilidade dos idosos, que se estiveram a resguardar do calor.
Contudo o acto da animação por breves momentos foi conseguido.
Na minha opinião e com o sentimento de felicidade, gostei sinceramente de dançar com uma idosa que após a conclusão da mesma, me deu um beijo e me agradeceu a simpatia.
Foi carinhosa e isso conta muito, pois o nosso objectivo principal é tornar o dia daquelas pessoas diferente e mais alegre, e isso foi comprido.
Foi algo diferente e que com a certeza que gostaria de repetir, porque ali sentimos "amor" daquelas pessoas, o que é muito bom.