- dificuldades quanto ao relacionamento com pessoas, objectos ou eventosd incapacidade de
- estabelecer interacções sociais com outras crianças
- incapacidade de ter consciência dos outros
- contacto visual difícil sendo normalmente evitado
- incapacidade para receber afectividade
- intolerância a contactos físicos
- dependência de rotinas e resistência à mudança
- comportamentos compulsivos e ritualísticos
- comportamentos que produzem danos físicos próprios, como bater persistentemente com a cabeça
- acessos de cólera, muitas vezes sem razão aparente
- competências comunicativas verbais e não-verbais severamente afectadas
- incapacidade para comunicar com gestos ou palavras
vocalizações não relacionadas com a fala - repetição de palavras proferidas por outros (ecolalia)
- hiper ou hipossensibilidade a vários estímulos sensoriais
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/autismo/caracteristicas.htm
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarInteressante mas porque decidiu abordar este assunto?
ResponderEliminarAfonso
ResponderEliminarDeve melhorar os “separadores”. Para além de estarem repetidos seria vantajosa organiza-los por Módulos e dentro de cada Módulo os respectivos “assuntos”.
Deverá ainda incluir o seu projecto de grupo referindo em que consiste e fazendo o balanço semanal do mesmo.
Há uma reflexão obrigatória que não tem – a da aula em que se realizou a dinâmica em que não se podia falar.
Continuação de bom trabalho
Margarida